Pesquisar este blog

20 de set. de 2008

Temaki Sete Deuses

Demorou, mas aqui está. Primeiro post dedicado à cozinha oriental.

É uma pena que fora da própria cultura oriental conheça-se tão pouco da mesma. A culinária japonesa por exemplo. A galera SÓ conhece sushi e sashimi. Só.
Ah Clayton mas e essa onda de temaki em todo canto? Oi, temaki é sushi, bjão!
Enfim, só queria dar a dica para os amantes de sushi: procurem conhecer a cozinha quente japonesa. Sim, eu sei que é traumatizante e espantoso saber disso, mas, diferente do que vc aprendeu quando era criança, japonês não come só peixe cru.

Bom... né? Vamo lá. Almocei no Temaki Sete Deuses hoje. Fica aqui em São Bernardo só, mas eu sei que existem outras temakerias por aí no Brasil.

Primeiro, o lugar. Lindo. Pequeno, bem arrumado e decorado, com cozinha aberta, e com ótimo atendimento. Sobre as mesas, igual em restaurantes comuns que vc encontra saleiro e pimenta, tem um vidro de molho de soja, um vidro de gergelim para vc espalhar nos temakis, e um vidro de molho wassabi. O menu é muito legal. Conta a história dos tais sete deuses que dão o nome da temakeria, e tem inclusive tipos de temaki para cada um dos deuses (temakis esses que são os mais caros, óbvio).

E o menu não é só de temakis. Tem uma variedade bem interessante de crepes (alguém me explica a relação temaki ~ crepe?) doces e salgados, porções fritas, ostras, e uma carta de vinhos até que grandinha pra um lugar desse porte.
Vamcumê?

Nome: Temaki de salmon skin.
O que é? Sushi tipo temaki, recheado com pele de salmão tostada, molho tarê e cream cheese (que não constava no menu. Intolerantes a lactose, corram.)

Quanto? R$5,00, mas é pq era o prato do dia. Se não fosse, seria acho que uns 7 conto.

Onde? Temaki Sete Deuses
Rua João pessoa, 156. São Bernardo do Campo, SP
Tel: 11 4121 7776

Positivos: Bem recheado. Tinha bastante pele de salmão, que aliás estava uma delícia. Apesar de não ser certo ter cream cheese sem anunciar no menu, foi uma surpresa agradabilíssima. Recomendo colocaram molho wassabi e gergilim para acompanhar.

Negativos: Podia ser maior né? Não matou a minha fome. E tem tb o fato de colocarem cream cheese sem estar no menu. Mas algo me diz que trocaram o molho tarê pelo cream cheese... pq nem cheiro desse molho eu senti. Ou será que ele é usado na hora de tostar a pele de salmão? Acho difícil. Gerente, se vc entrar aqui, responde minha dúvida.
Outro ponto negativo é que não tinha atum na casa. Meu, o único temaki que me apeteceu de verdade foi um com atum e cream cheese, daí eu peço e não tem.

Afinal, vale a pena? Sim!!! Adorei. E recomendo.

Daí, como eu disse, o baguio não matou minha fome. Então eu pedi um crepe pequeno...

Nome: Crepe de quatro queijos Júnior
O que é? Crepe pequeno, recheado com quatro queijos, teoricamente. Mas acredito que não passa de muçarela e gorgonzola.

Quanto? R$4,90. Sim, o pequeno... que, de fato, é bem pequeno.

Positivos: Cheio de gorgonzola! Aliás, por mim poderia ter só gorgonzola. Recheio generoso. Massa crocantezinha e macia.

Negativos: O preço. Facadinha bonita essa

Afinal, vale a pena? Sim. Pq tem queijo.

Avaliação, dos dois pratos e do lugar:
Photobucket

Pros interessados na culinária japonesa, indico o site Sashimi Secret. Tem várias receitas de pratos japoneses, não só da cozinha fria. Favoritei.

13 comentários:

  1. ai Clayton, eu detesto comida japonesa. fria ou quente, acho tao... sem graca. ok, mea culpa porque eu adoro um spice. ando incontrolavelmente viciada em cozinha indiana e pa.

    mais um post inspirado no seu blog, alias. me avisa se gosta de semolina. ai ja tenho um presentinho culinario pra ti quando for ao Bre-sil.

    http://ahlibanesa.blogspot.com/2008/09/suji-halva.html

    mwah

    ResponderExcluir
  2. eca, odeio comida japonesa... e gorgonzola também.. haha
    vc já comeu o strogonoff do 'strogonophys'?(creio q seja essa a grafia, não me lembro corretamente).
    melhor strogonoff q já comi na vida! o de carne tradicional deles... mto bom!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. adoro que vc sabe escrever muçarela. odeio que você não sabe escrever gergelim.

    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante do seu site, mas tipos, ele nao é considerado leitura obrigatoria e provavelmente todas as pessoas que se interessam em le-lo sabem o basico de cultura gastronomica, incluindo o fato de comida japonesa nao ser só sushi e sashimi. O dia que voce começar a escrever para as massas dará pra entender o seu comportamento -por vezes- condescendente, digamos. Ficadica! xx

    ResponderExcluir
  5. eu adoro missoshiro! é muito levinha e gostosa.

    uma coisa que eu provei de quente também e adorei foi um prato que experimentei aqui num restaurante oriental daqui da baixada (baixada fluminense mesmo, não a santista) foi uma entrada chamada TYSUNAME (podiam ao menos escrever o nome certo), qwue se trata de uma massa crocante com recheio de mussarela, atum e cebolinha. é uma delícia (ainda mais que foi cortesia do restaurante).

    eu gosto bastante de sushis com cream cheese, fica bem suave. não gosto de sushis fritos, e também não curto wasabi. dizem que serve pra realçar o sabor do peixe, mas aquela porra tem gosto de álcool etílico. não consigo!

    ResponderExcluir
  6. Ah nem... vai dizer que vc come UM temaki esperando que ele mate a sua fome??

    HAHAHAHAHAHAHHAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Oi Clayton
    Tô lendo seu blog pela primeira vez e cara ADOREI tudo ao ponto de ler TODOS os seus posts.
    Tomei a liberdade de linkar (novo verbo?) seu blog no meu hehe.
    Poxa cara... eu conheço MTO POUCO sobre a comida japonesa, mas sei que uma vez eu fui em um restaurante ae em SP (Suntory na alameda Campinas) que foi servido praticamente tudo da culinária japonesa e grande parte era quente. O que um dia de riqueza (ou de pura sorte) não faz com a gente né? Mas no ápice da minha burrice.. não sabia desta do sushi. hehe. Logo eu que compro um rolinho de cinco reais na feira e como com coca cola hehe.

    Poxa... bjaum pra ti e passarei aqui mais vezes.

    P.S.: Sobre aquele post do danoninho, uma vez minha mãe tentou fazer igualzinho mas o gosto do tang ficou MTO FORTE, no nosso caso a receita não rendeu... tem algum truque? Bate por quanto tempo no liquidificador? (ok pergunta estupida hehe mas eu não sei mesmo)

    ResponderExcluir
  8. Recomendo a "Temakeria e CIA" se você quiser provar um BOM temaki.
    Na Joaquim Floriano, ITAIM.

    O preço é justo, o atendimento excelente, o temaki é BEM grande e a variedade limitada à cozinha oriental... Ok eles usam crean cheese, mas não tem temaki doce de brigadeiro com morango!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sukiyaki é japonês? Se sim, é um prato "morno" muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Eu não vou com a cara de temaki não... dispenso, thanks!
    Adoro comida japonesa, apesar de não conhecer praticamente NADA a respeito (o básico, obrigado! :P )

    Marcelo = Espiões da Gula

    ResponderExcluir
  11. nossa, delícia! outro dia fui num rodizio de japones+mexicano que tem aqui no rio e pirei mto =~~~ ainda mais que tinha temaki no rodizio tb...o de salmao skin é o melhoooor! de hot filadelfia tb é bom mas tem q ser bem feito...
    aaaaaaaai que vontade... =p
    :*

    ResponderExcluir
  12. Amo muito japa... desde antes da "modinha"...

    Só perde pra Italiano... pq né, tenho q prestigiar a raça. :D

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a comida japonesa e posso até tomar o cafe da manha numa temakeria em são paulo! não sei como há pessoas que não gostam disso.

    ResponderExcluir