Pesquisar este blog

27 de mar de 2009

Baked Potato

Até que hoje em dia meio que saiu de moda essas de batata recheada... mas, eu me lembro bem, há uns quase 10 anos atrás, ou até mais, esse negócio era febre. E era tipos, a melhor opção para se encher o bucho com força em uma praça de alimentação... heh, mal imaginávamos que estaria por vir o buffet de comida chinesa à vontade. Enfim, das redes de batata assada que faziam enorme sucesso, acho que restou só a Baked Potato... ainda.

Sábado passado, passeando pelo Shopping Praia de Belas, e procurando por algum lugar decente pra comer, nos deparamos com uma promoção bem atraente na Baked Potato... R$10,90, com uma mousse grátis! Bom, sábado à tarde, com todas as boas opções da praça lotadas de gente, e sem muito dinheiro no bolso, adicionando o fato de que fazia tempo que eu não comia batata assada, escolhemos o tal tubérculo pro almoço.

Batata Assada Recheada
Q? Batata inglesa assada, com azeite/manteiga/manteiga temperada, e até dois recheios. Eu escolhi manteiga temperada, cheddar e strogonoff.

Onde? Baked Potato Shopping Praia de Belas, Porto Alegre
Tel: (51) 3233-1433

Quanto? R$10,90, grátis uma mousse de chocolate.

+ De fato ainda sacia bem a fome (apesar do carboidrato da batata ser digerido muito rapidamente, o que te dará fome não muito tempo depois), e os recheios vêm em boa quantidade. Batata bem quente, e a manteiga temperada é uma delícia.
- Fui dar a primeira colherada e? RECHEIO FRIO. Fui reclamar, e a atendente disse que o recheio era assim mesmo, que tinha q misturar com a batata e blablabla. Não engoli essa. Ok, a batata é BEM quente mesmo, e misturando com o recheio frio, dá uma estabilizada. Mas meu, o baguio tava GELADO! Foi frustrante, não vou negar. Não fosse isso, eu estaria BEM mais feliz com o prato.

Afinal, vale a pena?
Ai meu, difícil dizer. Batata recheada é uma delícia, e tudo que a BP usou é de alta qualidade, mas mano... recheio frio não dá. Isso é pior sabe pra quem? Pra própria loja. Pq todo mundo que compra essa batata vai direto no recheio. Causa uma bela má impressão. Então, pela primeira vez nesse blog, não sei se vale a pena.


Avaliação:
Photobucket
-

Fica aqui a minha revolta com os funcionários que ficam na frante das lojas das praças de alimentação, bloqueando o caminho e enfiando o cardápio na sua cara, dando uma de simpáticos. Meu, total 25 de março! Pior até, pq lá a galera grita mas não te impede de continuar andando. Uma coisa é ter uma pessoa pra vc tirar dúvidas sobre o cardápio e preços, outra é empurrar cardápio guela abaixo e irritar o cliente. Sinceramente isso TEM que acabar, pelo próprio bem das lojas... pois são as primeiras que eu estou riscando da lista de lugares que eu vou visitar, e eu tenho certeza que não sou só eu.

24 de mar de 2009

Maranghello

Continuando a deslumbração por coisas que só dá pra comer por aqui, no mesmo dia em que eu jantei na Petiskeira eu fui procurar um lugar pra saborear uma bela sobremesa. Daí dei de cara com a Maranghello (parentese desnecessário: vou atrás de descobrir se a loja é de parentes meus, pois o sobrenome da família da minha mãe - a mais linda e perfeita de todas, DESCULPA - é Meneghello.) e, depois de exatos 15 minutos olhando na vitrine e com MUITA indecisão, escolhi um dos bol... hmm... uma das tortas* que eles tinham. Pra ajudar, o meu caro-recém-adquirido-companheiro-de-avaliações-pro-blog, Luciano, escolheu uma torta folhada. Avaliando os dois:

Torta Casadinha (heh.)
Q? Camadas de bolo branco e de chocolate alternadas, recheadas com brigadeiro e beijinho. Ou, como chamam por aqui, negrinho e branquinho. Ou ainda, pra não rolar processo, afro-brasileirinho e euro-brasileirinho. Coberto com chantilly e calda de chocolate.

Quanto? R$4,90 a fatia.

+ Massa macia, não borrachuda, e molhadinha. Bolo na temperatura certa de se servir: não muito gelado. Ah mano, uma delícia e ponto. Não me arrependi de ter escolhido esse tipo.

- Guloso que sou, tenho que dizer: Queria mais recheio. Pelo menos mais sabor de chocolate, pq olha só... chantilly + maioria de massa branca + beijinho... o pobre brigadeiro e a massa de chocolate ficam pra trás. Bora pesar um pouco a mão no chocolate, gentê? Se molhar a massa escura com calda de licor de cacau nem precisa colocar mais brigadeiro, ficadica.

Mil-Folhas Negrinho e Branquinho
Q? Massa folhada, recheada com brigadeiro e beijinho - não, não foi combinado - e coberta com ganache ao leite e chocolate branco.

Quanto? R$3,60 a fatia. Não sei como é mais barata que a outra... eu sempre vi bolo de massa folhada ser mais caro que os de pão-de-ló.

+ Brigadeiro e beijinho não precisam de comentários, nunca. E nesse bolo eles aparecem com mais generosidade, inclusive. E ganache é ganache. Sempre.

- Nem tudo nessa vida é perfeito. Muita massa folhada, o que faz com que as camadadas fiquem durinhas, o que te faz mastigar muito antes de engolir, o que faz um pedacinho desses ser cansativo de comer. Meu, nem é uma questão de menos massa ou mais recheio. Com a mesma quantidade de massa e de recheio, porém melhores distribuídos, daria pra fazer um bolo mais harmonioso. A massa não ia ficar tão grossa, quebraria mais fácil na boca, e os recheios mesclariam com mais facilidade. Contrata minha consultoria aê, parentes da mamãe.

Os dois:
Onde? Maranghello, Barra Shopping Sul - Porto Alegre
Tel. 51 3072.9588

Afinal, vale a pena?
Sim, mas... é... apesar da doçura das sobremesas, o preço é salgadinho. Mas eu entendo, hoje em dia nada tá fácil pra ninguém, e pelo menos a Maranghello não cobra o ABSURDO de R$7,00 por pedaço, que cobra a Fatias do Céu, localizada em Moema (São Paulo) e EXTREMAMENTE INFERIOR a todas as confeitarias que eu conheço. Mas enfim, a Maranghello vale a pena pq existe uma enorme variedade bolos com recheios tentadores, além de cafés, salgados e etc. Talvez não seja tão barato, mas vale a pena passar lá de vez em quando e experimentar um bolo diferente. Pelo menos é o que eu pretendo fazer assim que conseguir um emprego por aqui.

Avaliação:
Photobucket
-

* Bolo x Torta
Tipo que pra mim, bolo sempre significou: massa doce assada, não sovada, à base de alguma fécula (ex. farinha de trigo, fubá, etc), COM OU SEM recheio e cobertura. Mas, desde que eu cheguei aqui no Sul eu ouço falar muito de torta. Quando fui ver, eles chamam de torta a versão com recheio e cobertura do que eu chamo de bolo. Ou seja, aqui vc come torta de aniversário, não bolo de aniversário. E bolo fica sendo só quando não tem recheio, ou no máximo uma coberturazinha. Tipos bolo pra tomar café da manhã e chá da tarde, sabe?

E vc? O que vc chama de bolo e o que chama de torta? Contaê.

21 de mar de 2009

Petiskeira - PizzaBurger

Daí que onde vc vai aqui na capital gaúcha, tem uma unidade do Petiskeira. Todo mundo conhece, todo mundo vai, todo mundo adora.

O cardápio, diferente do que o nome do restaurante sugere, não é centrado em petiscos... coisa que aliás eu nem vi por lá. Basicamente é um restaurante de refeições, com grelhados, massas, saladas, e pelo que eu estou entendendo, com uma abertura recente a sanduíches. É o caso do prato de hoje, o PizzaBurger - hamburguer com massa de pizza em vez de pão. Em 3 tipos diferentes (do chef, frango e calabresa) e acompanha batata-frita ou anéis de cebola empanados e refrigerante. Fui com força em um de carne bovina ("do chef") com anéis de cebola e Pepsi.

PizzaBurger - Do Chef

Q?
Hamburger bovino (130g) grelhado, coberto com molho acebolado, cheddar, mussarela, molho de tomate e orégano, assado entre duas massas de mini-pizza, coberto com queijo e orégano.

Onde? Petiskeira Barra Shopping Sul - Porto Alegre
Telentrega: 51 3320-0020

Quanto? R$12,90 (inclui fritas OU anéis de cebola, e refrigerante 300ml)

+ Hamburguer de qualidade alta, saboroso e bem temperado - idem ao molho. Bastante queijo. Anéis de cebola crocantes e sequinhos.
- A massa da pizza, já que substitui o pão, poderia estar mais macia. Lembrando que são DUAS massas, o que torna meio difícil de comer um pedaço inteiro com tudo no meio. Na minha opinião, cada massa deveria ter metade do tamanho. Anéis de cebola FRIOS. Ai ai, timing de cozinha...

Afinal, vale a pena? Sim, com força. Mais barato que aquele M amarelo, MUITO MELHOR, e tipos, mata a fome. Mas né... exija seus anéis de cebola quentinhos. Mesmo assim, porto-alegrenses, sijoguem!

Avaliação:
Photobucket

-

Mais um recado pra gauchada que lê o blog: Me recomendem lugares aqui da capital, s'il vous plait. Gradecido.

19 de mar de 2009

Comida de avião - Ocean Air

Siiim, finalmente voltei com o blog. Tipos não foi a toa que o blog ficou parado esses quase 3 meses, mas não vou ficar enchendo vcs com meus problemas. O negócio é o seguinte: Vim pra Porto Alegre, o que explica o título alterado ali em cima, e o que fará com que quase 100% dos próximos posts sejam exclusivos com coisas que só se pode encontrar por aqui.

E o primeiro post da nova fase do blog... bom, é uma exceção ao que eu acabei de dizer. Vou avaliar o lanchinho que veio no avião, enquanto eu viajava pra cá no último sábado.

Pra começar, eu não sei se tenho muito com o que comparar, pois as últimas vezes que eu voei foram pra fora... aquela coisa toda de jantar e café da manhã a bordo. A única vez que eu tinha voado pra dentro do Brasil já faz quase 15 anos e... certeza que a qualidade do serviço tupiniquinm de bordo barangueou muito de lá pra cá. Mas bom, vôo doméstico eu posso comparar com quando eu voei de Milwaukee pra Denver, e veio um pacotinho de salgadinhos minusculos em formato de pretzel e tinham gosto de Stiksy. Portanto, qualquer coisa a mais que isso é lucro.

Veio uma bandeja com sanduíche frio, salada e quiche, uma sobremesa e um suco. Sinceramente eu achei generoso pra um vôo de 1 hora e 15 minutos, mas também teve seus poréns.


Sanduíche frio: Pão integral, pasta de peito de peru, tomate e alface.
+ Fresquinho, saboroso e no tamanho ideal
- Mais maionese do que peru na pasta... e o pão podia ser mais macio
Salada: Alface e uma fatia de tomate.
+ Bom pra digestão.
- SEM-TEMPERO-NENHUM. Não, não veio nem um sachê de sal, quem dirá um molhinho. Ah, gentê! [/Naiá] Uma bosta pra comer.
Quiche de presunto e queijo
+ Quiche é quiche. Boa até as tampa. E o tamanho é generoso.
- Ok, não vou reclamar que deveria estar quente, por uma questão de praticidade, porém menos massuda e mais leve ela poderia estar sim.

Sobremesa: Doce de abóbora com coco, em calda.
+ Os pedaços da compota estavam firmes e macios, e extremamente saborosos! A calda então, ótima. Sem contar que abóbora e coco é uma coidiloco.
- Dois pedaços. Só dois. Mimimi.



Afinal, vale a pena? Bom, vale a pena oq? Pq vc não paga a mais por essa refeição. Mas eu posso dizer se vale a pena escolher a Ocean Air para viajar, e eu super digo que SIM. Até pq o Luciano - que está me hospedando na casa dele aqui em Porto Alegre - disse que da última vez que ele viajou a Gol serviu exatamente uma bisnaguinha com presunto... isso pq eles têm uma taxa de serviço de bordo ABSURDA de mais de 20 reais. Enfim, se estiver entre a Ocean Air e outra empresa aérea, e a comida pesar na escolha, vai de Ocean Air. Até pq o avião deles é mais bonito.


Avaliação:
Photobucket

-

> O logo novo do blog foi obra do Vic Matos, do Rabisco Pop! Valeu ae!
> O vôo foi um presente do Luciano! Mas bah, que gaúcho bondoso esse guri! Obrigado!!!

12 de mar de 2009

Tô voltando!


Meu, sério. Tipo, desculpa a demora pra voltar... mas acreditem: Eat N' Tell estará de volta MUITO em breve... menos de uma semana, com certeza! E aguardem também por novidades das boas... só pra dar um gostinho: em outra cidade.

See ya.