Pesquisar este blog

24 de mar de 2009

Maranghello

Continuando a deslumbração por coisas que só dá pra comer por aqui, no mesmo dia em que eu jantei na Petiskeira eu fui procurar um lugar pra saborear uma bela sobremesa. Daí dei de cara com a Maranghello (parentese desnecessário: vou atrás de descobrir se a loja é de parentes meus, pois o sobrenome da família da minha mãe - a mais linda e perfeita de todas, DESCULPA - é Meneghello.) e, depois de exatos 15 minutos olhando na vitrine e com MUITA indecisão, escolhi um dos bol... hmm... uma das tortas* que eles tinham. Pra ajudar, o meu caro-recém-adquirido-companheiro-de-avaliações-pro-blog, Luciano, escolheu uma torta folhada. Avaliando os dois:

Torta Casadinha (heh.)
Q? Camadas de bolo branco e de chocolate alternadas, recheadas com brigadeiro e beijinho. Ou, como chamam por aqui, negrinho e branquinho. Ou ainda, pra não rolar processo, afro-brasileirinho e euro-brasileirinho. Coberto com chantilly e calda de chocolate.

Quanto? R$4,90 a fatia.

+ Massa macia, não borrachuda, e molhadinha. Bolo na temperatura certa de se servir: não muito gelado. Ah mano, uma delícia e ponto. Não me arrependi de ter escolhido esse tipo.

- Guloso que sou, tenho que dizer: Queria mais recheio. Pelo menos mais sabor de chocolate, pq olha só... chantilly + maioria de massa branca + beijinho... o pobre brigadeiro e a massa de chocolate ficam pra trás. Bora pesar um pouco a mão no chocolate, gentê? Se molhar a massa escura com calda de licor de cacau nem precisa colocar mais brigadeiro, ficadica.

Mil-Folhas Negrinho e Branquinho
Q? Massa folhada, recheada com brigadeiro e beijinho - não, não foi combinado - e coberta com ganache ao leite e chocolate branco.

Quanto? R$3,60 a fatia. Não sei como é mais barata que a outra... eu sempre vi bolo de massa folhada ser mais caro que os de pão-de-ló.

+ Brigadeiro e beijinho não precisam de comentários, nunca. E nesse bolo eles aparecem com mais generosidade, inclusive. E ganache é ganache. Sempre.

- Nem tudo nessa vida é perfeito. Muita massa folhada, o que faz com que as camadadas fiquem durinhas, o que te faz mastigar muito antes de engolir, o que faz um pedacinho desses ser cansativo de comer. Meu, nem é uma questão de menos massa ou mais recheio. Com a mesma quantidade de massa e de recheio, porém melhores distribuídos, daria pra fazer um bolo mais harmonioso. A massa não ia ficar tão grossa, quebraria mais fácil na boca, e os recheios mesclariam com mais facilidade. Contrata minha consultoria aê, parentes da mamãe.

Os dois:
Onde? Maranghello, Barra Shopping Sul - Porto Alegre
Tel. 51 3072.9588

Afinal, vale a pena?
Sim, mas... é... apesar da doçura das sobremesas, o preço é salgadinho. Mas eu entendo, hoje em dia nada tá fácil pra ninguém, e pelo menos a Maranghello não cobra o ABSURDO de R$7,00 por pedaço, que cobra a Fatias do Céu, localizada em Moema (São Paulo) e EXTREMAMENTE INFERIOR a todas as confeitarias que eu conheço. Mas enfim, a Maranghello vale a pena pq existe uma enorme variedade bolos com recheios tentadores, além de cafés, salgados e etc. Talvez não seja tão barato, mas vale a pena passar lá de vez em quando e experimentar um bolo diferente. Pelo menos é o que eu pretendo fazer assim que conseguir um emprego por aqui.

Avaliação:
Photobucket
-

* Bolo x Torta
Tipo que pra mim, bolo sempre significou: massa doce assada, não sovada, à base de alguma fécula (ex. farinha de trigo, fubá, etc), COM OU SEM recheio e cobertura. Mas, desde que eu cheguei aqui no Sul eu ouço falar muito de torta. Quando fui ver, eles chamam de torta a versão com recheio e cobertura do que eu chamo de bolo. Ou seja, aqui vc come torta de aniversário, não bolo de aniversário. E bolo fica sendo só quando não tem recheio, ou no máximo uma coberturazinha. Tipos bolo pra tomar café da manhã e chá da tarde, sabe?

E vc? O que vc chama de bolo e o que chama de torta? Contaê.

8 comentários:

  1. meu, sou de Curitiba, e a situação torta e bolo é real, não concordo, mas é. Meu tambem sou Mene-algumacoisa, nocaso Menegusto/Menegusso.

    ResponderExcluir
  2. Ai meu deus, quero comer um troço desse aí, pode ser de pretinho, de branquinho, de mulatinho. Dooooceee!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seu blog faz pouco tempo, mas adoro seus posts. Sou do sul, e branquinho e beijinho não é a mesma coisa. Branquinho é tipo um "negrinho" branco, sem o chocolate. E beijinho leva coco :)
    E pois é, por aí chamam o bolo recheado de torta, mas pra mim, mesmo sendo daí, é bolo e ponto final! hehe
    Mas tens que ir a Pelotas (umas 3h de POA), aí sim vais te maravilhar com os doces, bolos e tortas.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Como leitora assídua e comedora ídem, vim fazer uma sugestão:www.comidinhasdapreta.blogspot.com
    é o blog da minha mãe. Ela não é profissa na cozinha, como você, mas faz cada comidinha de dar água na boca. Espero que goste das receitas.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ai ganache... Esse post me deu muita vontade de comer um docinho, hahaha

    ResponderExcluir
  8. no Rio eu ouvi isso. eles tb têm 'tortas' no lugar de bolos. esquisito.

    e vi um comentário aqui indicando Pelotas... VÁ!
    é o paraíso dos doces.

    ResponderExcluir