Pesquisar este blog

4 de ago de 2009

Receita - Bologni Pickle Dip (Antepasto de Mortadela e Pickles)

Não sabe o que servir pros colega na próxima reunião da Tuppeware? Tá cansado da torta de sardinha e do pão com carne-louca? Quer servir uma entradinha gostosa num jantar italiano mas a sardella tá muito cara? Seus problemas acabaram! O momento palmirinha de hoje traz uma receita super fácil de antepasto. Ante... who? Antepasto.

Acho que uns anos atrás seria mais necessário explicar o que é isso... mas Eat N' Tell tá aqui pra sempre colocar os pingos nos Us. É, pq o trema caiu, né gente.

Tradicionalmente, antepasto (ou antipasto, em italiano) é a primeira parte de uma refeição italiana, e geralmente leva embutidos, azeitonas, cogumelos, entre outras coisas regadas a azeite. O termo foi se popularizando, e hoje em dia é o que define preparações como a caponata (prima italiana do ratatouille), a sardella, e o relish, todos tendo base de azeite e que são servidos acompanhando pães como entradas, ou couvert.

E esse antepasto de mortadela eu nem sei se é mesmo italiano... muito provavelmente não, mas é uma receita que minha tia tirou do extremo fundo do baú esses dias, alegando que a pasta de parmesão (receita aqui) já tava enjoando. E eu achei a idéia genial. Mais do que digna de vir pra cá.

Bologni Picke Dip
(É, nome em inglês sim. Não pensei em nada melhor pra batizar isso.)

No liquidificador: 150 gramas de pickles. É importante que esteja bem coado.

...e 200 gramas da mortadela de melhor qualidade possivel, picada.

Juntar um generoso fio de azeite e ligar o liquidificador. Caso não dê liga suficiente, junte mais azeite em fio enquanto bate, até que fique uma mistura homogênea.

Depois de batido, juntar 100 gramas de azeitonas picadas, e, se preferir, algumas gotas de Tabasco (molho de pimenta, absurdamente bom).

Servir com pães, torradas, biscoitos salgados, ou para molhar nachos!

> Pode - e deve! - ser feito em processador em vez de liquidificador. Eu só não usei um porque não havia um disponível onde eu fiz as fotos.

> Como nota-se na foto, esse tipo de pickles é uma conserva de pepino, cenoura e nabo. Se na sua cidade não tiver, pode ser feito somente com pepino em conserva, e pode-se usar cenoura e nabo, levemente cozidos.

> Em ambos os casos, de preferência usar mais pepino do que cenoura e nabo. A moça do empório onde eu comprei o pickles não me ouviu.

> Azeitonas pretas são extremamente bem-vindas no lugar das verdes.

> Assim como a pimenta calabresa no lugar da tabasco. Dá ainda mais uma cara italiana à coisa. Mais que isso, só mesmo novela do Benedito Ruy Barbosa.

Agora simplesmente faça, e mangia... che te fa bene!

5 comentários:

  1. Hmm, ainda bem que tem mortadela na geladeira!
    Como sempre o blog cumpre o 'riquisito', parabéns!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Cara.... Pode e deve (e acredito que seja) até ser gostoso, mas o resultado final disso aí é beeeeem feio, heim?

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez aqui, mas com certeza não será a última! Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Bora fazer essa gororoba em casa? =P

    ResponderExcluir
  5. Não me conformo de só conseguir acessar seu blog de vez em quando: trava, não abre, e eu fico triste!

    Ainda bem que hoje consegui ler tudo que não tinha lido.

    Vou fazer essa receita qq dia desses...

    Fiz um curso de sushi! Estou amando fazer em casa com as crianças!

    bjos!

    ResponderExcluir