Pesquisar este blog

2 de out. de 2008

Receita: Brigadeiro sem lactose

Dedicado aos meus amigos vegans e intolerantes a lactose.

Então, né. Ano passado, nas aulas de Técnica Dietética, a prova final da matéria foi desenvolver receitas para dietas especiais. Tipo para pessoas que são intolerantes a glúten, ovos, e lactose. Pra receita sem lactose na hora eu pensei em fazer um brigadeiro usando condensado de soja, margarina no lugar da manteiga, e chocolate em pó no lugar do achocolatado. Mas uma exigência era não substituir leite por soja, pq né... essa idéia é mais batida do que a Helena Ranaldi na novela que passa de tarde. E principalmente pq muitas pessoas que não podem com leite, também não podem com soja. Então o brigadeiro de soja foi pra gaveta e nunca mais pensei nisso.

Daí outro dia, nos meus passeios pelo supermercado - sim, eu faço isso - eu vi uma lata de condensado de soja e lembrei da idéia do brigadeiro. Comprei e tentei fazer esses dias, usando as mesmas modificações que eu disse ali em cima.

1 lata de condensado de soja


1 colher de margarina


E 3 colheres de chocolate em pó


Levar ao fogo médio e mexer até que desprenda do fundo da panela.
(Nota para si mesmo: eu preciso limpar meu fogão.)


Enrolar e confeitar.

Observações:
> Não confeitar com chocolate granulado. Ele tem leite. Eu usei 3 confeitos diferentes: o próprio chocolate em pó (esquerda), granulado colorido (centro) que é praticamente só açúcar e corante, e açúcar cristal (direita).

> Certifique-se que a margarina não contenha nenhum traço de leite. Algumas marcas adicionam soro de leite, ou leite em pó.

> Pode usar achocolatado? Não. Eu olhei no rótulo do Nesquick e do Toddy, e ambos têm ao menos traços de leite.

> Pode ser feito no microondas, assim como o brigadeiro comum. Mas tome o cuidado de fazer em um recipiente alto, para que não transborde.

O legal é que fica tipos 99% igual ao brigadeiro comum. A diferença é que fica menos doce. Mas vc pode adicionar um pouco de açúcar se quiser. E eu acho que quem mais pode aproveitar são os pais de crianças intolerantes a lactose - desde que não sejam a soja também, dã - pq tipos deve ser difícil levar seu filho em festa e não deixar ele comer brigadeiro. E também pra galera que não consome nada de origem animal, e às vezes se sente tentado pelo mundo da comida que muge.

Portanto, divirtão-se.
(Eu sei que está escrito errado. Primeiro entenda a interna, depois pode vir me encher o saco.)

13 comentários:

  1. oiiii
    entao.. nunca comentei.. mas esse post nao poderia passar sem um comentario.. rs
    olha.. tenho alergia a leite (falando do jeitinho mais povao..) e nao eh tudo isso ae nao..
    podemos sim, comer brigadeiro normal.. margarina com leite e bla bla bla.. o problema maior eh tomar LEITE PURO! (o que inclui sorvetes de massa, casquinha do mc milk shake do bobs entre outras coisas.. haha)




    *ta certo.. tem gente q nao pode nem sentir o cheiro de leite.. mas sao beeeeem raros..*

    ResponderExcluir
  2. meu, o lance da alergia é a quantidade vc as vezes tem uma tolerancia maior e talz.
    mas falando do brigadeiro eu jah fiz essa receita e tudo, realmente fica igual ao normal, mas não pode comer mto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que fica menos doce que o convencional.
    Pq eu até gosto de doce, mas não MUITO doce.
    Vou indicar a uma amiguinha aqui do trabalho que é intolerante à lactose.

    ;)

    Obrigadíssima pela dica.
    Já disse que adoro aqui???

    ResponderExcluir
  4. Nossa, perfeita essa receira, eu tenho intolerância a Lactose, mas não resisto a um brigadeiro, me mato de comer e depois passo mal.

    Wellington "Espião da Gula"

    ResponderExcluir
  5. ai...pq ninguém passou essa receita p/ minha mãe?? eu era alérgica a proteina animal, já t contei isso, ateh os 5anos...só aih q eu começei a produzir a tal enzima...=/
    imagina a felicidade q foi comer um brigadeiro pela 1ª vez c/ 5anos de idade?? =D

    ResponderExcluir
  6. Possui a mesma quantidade de calorias?

    Fica bom se fizer com Leite Condensado Light?

    Quero comer brigadeiro sem dor na consciência.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela receita!

    Minha filha é alérgica a proteína do leite e o maior problema nas festinhas são as pessoas que acham que é frescura, ou que não é tudo aquilo. Ela passa mal até com traços de leite.
    A única margarina que pode é a Becel. Queria saber como você conseguiu dar o ponto, pois com condensado de soja costuma ficar mais mole...

    ResponderExcluir
  8. Ah, legal dar um toque: alergia a leite é diferente de intolerância a lactose, não ´´e questão de jeitinho povão ou não, ok?

    ResponderExcluir
  9. ADOREI!!!!
    Meu filho é alérgico severamente ao leite, e consome tudo q é alimento de soja, e essa receita vai me ajudar muita para as festas de aniversário...

    ResponderExcluir
  10. Apesar da antiguidade do post,quero dizer que "chocolate granulado" não contém leite,tem é lecitina de soja e as margarinas apesar de dizer de origem vegetal,todas contém leite ou sebo animal,sou adepta do veganismo e tenho estado sempre em alerta com o que como.Eu usaria na receita gordura vegetal ou óleo vegetal e um baunilha para dar sabor.

    ResponderExcluir
  11. Minha filha é alérgica a proteína do leite e a proteína da soja... É um sofrimento ir a restingas... Ela não pode comer NADA ABSOLUTAMENTE NAAAAAADA, Nas festas! O problema que tenho outro filho mais velho e o sofrimento: um come o outro olha... E brigadeiro... Como fazer brigadeiro sem leite e sem soja?

    ResponderExcluir
  12. Brigadeiro? Leite de coco ou de arroz, chocolate do padre, açúcar, becel azul e farinha de arroz ferla. Cozinhar, enrolar, de preferência manter em geladeira para ficar mais firme, passar no granulado Dori. Tudo sem leite e sem soja!

    ResponderExcluir
  13. Vi um comentário mais antigo e não pude deixar de falar... exitem níveis diferentes de intolerância, e sim, para algumas pessoas intolerância à lactose é isso tudo sim! Eu amo leite, tomei leite a vida inteira, até que comecei a apresentar sintomas de intolerância... eu não acreditava, e a coisa foi piorando. Hoje é intolerância grave, não posso comer um tiquinho de nada que passo mal.

    Sua observações sobre os ingredientes estão certíssimas! Não adianta usar o condensado de soja se for pra colocar um achocolatado ou uma margarina que contenha leite.

    E sobre o brigadeiro em si, até que engana, porém não pode comer muito de jeito nenhum!! Fiz uma lata e comi com meu marido. Ele não tem nenhum tipo de intolerância, mas ambos passamos mal. Descobri que a soja em si pode ser difícil de digerir, se tornando pesada para algumas pessoas. Vou experimentar a receita com leite de coco que colocaram nos comentários. Também vi uma receita que leva mandioca, tá na minha lista de testes =)

    ResponderExcluir