Pesquisar este blog

6 de set. de 2009

Mostra Nacional ZH Gastronomia

E terminou ontem a Mostra Nacional ZH Gastronomia no Shopping Iguatemi, aqui em Porto Alegre. O evento estava acontecendo desde o dia 2, e contou com exposição de diversas marcas, principalmente locais, do ramo enogastronômico. Além de palestras, aulas, workshops, e muita, mas muita degustação mesmo.

No tempo que eu fiquei lá ontem eu pude, além de comer bastante e beber idem, ter uma idéia de como anda cena gastronômica atual aqui no Rio Grande do Sul: em muita expansão. Os gaúchos estão contando cada vez mais com bons profissionais nos restaurantes e bares, resultado da explosão de cursos na área.

A estudante Adriane, 37, falou um pouco sobre a gastronomia brasileira. "Falta abrir mais o mercado interno, valorizar o que é nosso, as nossas riquezas". Ao ser perguntada sobre essas riquezas, Adriane afirmou que as maiores delas são as frutas e verduras do Brasil, e lembrou do feijão dentre as preparações. "Quando nós estudamos mais a fundo, descobrimos que nem todos os pratos típicos foram criados aqui mesmo, mas mesmo assim eu acho que o feijão se destaca", diz a aluna do quarto semestre do curso de Gastronomia da Unisinos.

No final do dia, assisti uma aula do chef Jefferson Rueda, do restaurante Pomodori, em São Paulo. O chef demonstrou como preparar alguns dos pratos que mais fazem sucesso em seu restaurante, que tem fortes raízes na culinária italiana: Aspargos grelhados com grana padano e ovo caipira, Spaghetti alla chitarra (usando com um utensílio tradicional para fazer spaghetti), e Merengue de frutas vermelhas e sorvete de mascarpone.

A parte ruim? Não houve degustação na aula. Porque sinceramente, sorvete de mascarpone é de chamar muita atenção.

As fotos do evento estão aqui .

3 comentários:

  1. Oi Clayton,

    Parabéns pelo blog. Ele tem um astral muito legal, devido à linguagem descontraída e agradável de ler.

    Percebi que ainda não conheces nossa nova loja aqui da Padre Chagas, no Pátio Ivo Rizzo.

    És nosso convidado para almoçar aqui!

    Espero que curtas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir