E terminou ontem a Mostra Nacional ZH Gastronomia no Shopping Iguatemi, aqui em Porto Alegre. O evento estava acontecendo desde o dia 2, e contou com exposição de diversas marcas, principalmente locais, do ramo enogastronômico. Além de palestras, aulas, workshops, e muita, mas muita degustação mesmo.
No tempo que eu fiquei lá ontem eu pude, além de comer bastante e beber idem, ter uma idéia de como anda cena gastronômica atual aqui no Rio Grande do Sul: em muita expansão. Os gaúchos estão contando cada vez mais com bons profissionais nos restaurantes e bares, resultado da explosão de cursos na área.
A estudante Adriane, 37, falou um pouco sobre a gastronomia brasileira. "Falta abrir mais o mercado interno, valorizar o que é nosso, as nossas riquezas". Ao ser perguntada sobre essas riquezas, Adriane afirmou que as maiores delas são as frutas e verduras do Brasil, e lembrou do feijão dentre as preparações. "Quando nós estudamos mais a fundo, descobrimos que nem todos os pratos típicos foram criados aqui mesmo, mas mesmo assim eu acho que o feijão se destaca", diz a aluna do quarto semestre do curso de Gastronomia da Unisinos.
No final do dia, assisti uma aula do chef Jefferson Rueda, do restaurante Pomodori, em São Paulo. O chef demonstrou como preparar alguns dos pratos que mais fazem sucesso em seu restaurante, que tem fortes raízes na culinária italiana: Aspargos grelhados com grana padano e ovo caipira, Spaghetti alla chitarra (usando com um utensílio tradicional para fazer spaghetti), e Merengue de frutas vermelhas e sorvete de mascarpone.
A parte ruim? Não houve degustação na aula. Porque sinceramente, sorvete de mascarpone é de chamar muita atenção.
As fotos do evento estão aqui .
ta fino hein culega?
ResponderExcluirtudo tao parado por aqui...
ResponderExcluir=[
Oi Clayton,
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Ele tem um astral muito legal, devido à linguagem descontraída e agradável de ler.
Percebi que ainda não conheces nossa nova loja aqui da Padre Chagas, no Pátio Ivo Rizzo.
És nosso convidado para almoçar aqui!
Espero que curtas.
Um abraço.