Pesquisar este blog

19 de ago. de 2011

Brigadeiro-gourmet pt.1 - Brigaderia

No último post, sobre caipirinhas, eu falei que o Brasil tem dificuldade em manter a identidade. Eu ainda defendo essa opinião, mas devo admitir que certos itens da nossa gastronomia têm ganhado mais força. Pra quem não tem preconceito, cachaça não é mais coisa de bebum. Boteco agora é coisa glamurosa. E o brigadeiro, que é bonito e é solteiro, ganhou sua versão chique, chamada brigadeiro-gourmet.

O brigadeiro-gourmet é basicamente o clássico brigadeiro, só que feito mais gastronomicamente, ou seja: sempre manteiga e nunca margarina, chocolate em pó e nunca achocolatado, e pasmem: defensores do brigadeiro-gourmet não curtem muito o uso do chocolate granulado. Além disso existe uma variedade de sabores: ao leite, branco, amargo, menta, cookie, limão, nutella, frozen yogurt, temaki, blueber... tá, chega.

Enfim, eu ando bastante interessado nesse assunto e pretendo mostrar pra vocês os brigadeiros de algumas casas especializadas (já até tenho uma entrevista quase marcada, hoho). Portanto vamos à primeira... nome típico: Brigaderia. Fui lá outro dia e experimentei 3 tipos: laranja, paçoca e ao leite.


Laranja
Com essência de laranja e chocolate branco.

É gostoso, mas achei o sabor forte a muito artificial. Talvez uma massa de chocolate branco com raspas seria melhor. Curti não.




Paçoca
Com... bem... paçoca.

Desse eu gostei! Eu adoro amendoim, e todo tipo de doce de amendoim... sem contar que combina maravilhosamente bem com chocolate (Reese's Peanut-butter Cups = vida). Então esse aí eu já sabia que ia adorar. Só podia ter um sabor mais acentuado do próprio amendoim.


Ao leite
Com chocolate ao leite... tô começando a achar essa sessão de descrições meio desnecessária.

Esse é perfeito. A massa é firme e cremosa, doce na medida certa, e, de fato, as raspinhas de chocolate em cima são melhores que o granulado (sim, sim, eu, Clayton, apoiando a mudança de algo tardicional. Me filma, me edita!). Deu vontade de comer uns 17.

Quanto? R$3,00 qualquer sabor
Onde? Brigaderia (@brigaderia_ )
Tel. (11) 2273-0211

Photobucket

Conhece alguma loja de brigadeiros? Me indica!

2 comentários:

  1. Vejo as pessoas falando bem da Maria Brigadeiro.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia isso! E eu ando com uma contade maior que a vida de comer brigadeiro nesses últimos dias...

    ResponderExcluir