Pesquisar este blog

8 de ago. de 2010

Sanduíche de Frango-poró com Requeijão

Vamos lá: o que é requeijão?

a) um queijo-creme branco, vendido em copinhos de plástico
b) um queijo sólido para corte, porém cremoso quando derretido
c) a volta do queijo grande (re-queijão... ahn ahn?)
d) mingau de maisena sabor polenguinho

E acertou quem respondeu... letra B! O nome dado ao produto da letra A é o requeijão cremoso, daqueles que você encontra aos montes no supermercado (que na verdade estão quase com a definição da letra D). Mesmo não sendo o mais comum, o requeijão mesmo é um queijo vendido em blocos, que você pode cortar e comer com pão, seja derretido ou frio mesmo.

É mais encontrado no interior de São Paulo e sul de Minas... alguns você até pode comprar com torrõezinhos de queijo, já que ele é feito cozido. Tipo esse que meu pai trouxe de MG:


Daí esse bloco de requeijão estava aqui e eu não sabia o que podia fazer com ele... pensei em um sanduíche... de preferência algo que equilibrasse um pouco, pois requeijão (tanto o cremoso quanto esse) é uma das maiores bombas que existem entre os alimentos.
Dei uma olhada na geladeira e nos armários, peguei umas sobras de alho poró, roubei um pão integral da minha vó, e a receita criada na hora foi:

Em um fio de azeite, refogar um pouco de alho-poró fatiado com uma pitada de sal.

Grelhar um filé de frango temperado (eu usei sal, pimenta-do-reino branca, salsa e cebolinha)

Entre duas metades de um pão integral, colocar fatias de requeijão.

Colocar o filé de frango e a quantidade desejada (sem exagero) de alho-poró sobre o requeijão. Levar ao micro-ondas por 30 segundos e consumir imediatramente.

>> O requeijão pode ser substituído por catupiry, ou cream-cheese.
>> Eu usei pão integral no formato do francês, mas obviamente pode-se usar o em forma, fatiado, que é mais fácil de encontrar.
>> Eu fiz o frango em uma chapa de ferro, já que eu não tenho grelha em casa (e aceito uma de presente, meu aniversário é em uma semana), mas também pode-se usar uma boa frigideira de teflon, com pouquíssimo óleo. Não, não fica mais saudável ou menos se você usar se soja, de oliva, de canola ou de girassol.
>> Deve-se tomar cuidado com a quantidade de alho-poró pois ele tem sabor forte e pode roubar a cena. Uma colher de sopa é mais do que o suficiente.

Bom apetite! Me tuítem dizendo se fizeram e gostaram!

2 comentários:

  1. Aqui no Paraná a gente chama de requeijão um negócio que parece mas é feito com leite gordo, então fica mais saboroso. Usado principalmente para faz pierogi, bolinhos, pastel e pasta junto com nata.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Aracaju tem um requeijão que parece um queijo amarelo. Vende em qualquer feira/mercearia por aqui: http://i38.tinypic.com/2w4isky.jpg

    ResponderExcluir