Pesquisar este blog

11 de dez. de 2008

El Botin

Então... minhas aulas acabaram, e galeres foi fazer despedida num restaurante mexicano. Pq né... confraternização de uma turma de Gastronomia no Habib's... seria 2 anos de estudos por água abaixo.

Daí que todo mundo foi de rodízio. Como funciona: por um preço X vc recebe 5 pratos típicos mexicanos, além de sobremesa. Pareceu valer a pena, e a gente sijogou. Vamo lá:

1 Nachos com dips. Traduzindo: Doritos sem tempero pra mergulhar nos molhinhos.
+ Quantidade generosa de nachos, e boa variedade de dips, que aliás estavam ótimos. Destaque pro chilli.
- Oi? Cadê a pimenta na guacamole?

2 Potato skates. Barquinhas de batata assada com queijo processado fundido dentro.
+ Jesuis! Ô coisa boa. Cancela o resto e manda mais 50?
- Batata meio gordurosinha. Lipo nela!

3 Quesadilla. Vieram duas: de carne e de frango. Basicamente é uma tortilla recheada com carne/frango e queijo - muçarela, aliás - e cortada em triângulos.
+ Me ganhou na quantidade de queijo.
- Tipo... naonde que comida mexicana é feita com muçarela? Queijo minas frescal, ou até queijo prato ficaria mais autêntico, ficadica.

4 Burrito. EXATAMENTE igual a quesadilla, mas a tortilla é dbrada diferente... da quesadilla e do burrito tex-mex original. Tsc tsc.

5 Taco. Tortilla crocante de milho recheada com carne, vegetais e queijo.
+ Finalmente um prato igual à comida mexicana dos Estados Unidos. Até um pouco de pimenta tem, vejam só!
- Faltou um pouco mais de carne no recheio.

6 A tal da sobremesa. Demorou 40 minutos pra vir, e no final o que era? Um taco recheado com sorvete. E de baixa qualidade. E difícil de comer. Meu, não precisava ser um autêntico flan mexicano. Mas tacar sorvete ruim no taco é de doer né. Pô, recheia um burrito com ganache de chocolate e pimenta. Frustrante até as tampa.

Onde? El Botin. Rua Das Figueiras nº473, Santo André, SP.
Tel. (11)4437-2945

Quanto? R$38,00 o rodízio.

Afinal, vale a pena? Nem de longe. Não é por ser tudo tex-mex em vez de mexicano. Mas é pela falta de criatividade e de autenticidade. Sem falar na demora. El Botin precisa comer muito feijão - literalmente - pra ser um restaurante mexicano de verdade.

Avaliação:
Photobucket

11 comentários:

  1. Clayton!!

    MuSSarela, por favor!
    Restaurante Mexicano é uma coisa dificil. Eu juro que dava tudo pra ter QQUER restaurante que tivesse um cheddar decente. O sonho é Chilly Beans com cheddar do Mc! NHAMMM

    Besos!

    ResponderExcluir
  2. Ok, eu tava pensando como falava da muSSarela delicadamente, mas... já o fizeram por mim! ^^

    Vivo planejando tentar um mexicano por aqui mas sempre acabo desistindo... quem sabe agora, né?!

    =*

    ResponderExcluir
  3. "Livros, jornais e supermercados trazem “mussarela”. Certamente esta forma muito difundida irá prevalecer, mas o Aurélio apresenta o verbete “mozarela”, enquanto o Michaelis registra as duas formas: mozarela/muçarela. Nenhum registra “mussarela”.

    A palavra ficou com duas grafias porque os gramáticos disseram uma coisa, e o povo fez outra. Veja: casserole (francês) deu “caçarola” em português. Som de dois esses de palavra estrangeira, quando aportuguesada, passa para a letra “ç”. Como no italiano “mozzarella” tem duas letras “z”, muita gente se engana e acaba escrevendo automaticamente com dois “s”. E assim consagrou-se “mussarela”. E essa está prevalecendo.

    Segundo o Houaiss:

    muçarela: substantivo masculino; m.q. mozarela
    mozarela: substantivo feminino; Rubrica: culinária. Queijo napolitano de leite de búfala ou de vaca, ger. de forma arredondada.
    mussarela: inexistente"

    ResponderExcluir
  4. A mussarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e, assim como o queijo prato, diferencia-se de outros queijos por ser um queijo filado.

    Embora a origem da palavra seja italiana, conforme o local onde é fabricado, tem nomenclatura diferenciada. No Brasil, embora seja popularmente grafado como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis) ou "mozarela", existindo, entretanto, divergências entre os acadêmicos e os dicionaristas acerca da sua correta grafia em língua portuguesa. Nos Estados Unidos da América este queijo é conhecido simplesmente como pizza cheese.

    só para constar. ;)

    ResponderExcluir
  5. muÇarela é derrota, não importa o que diga o tio Houaiss.

    e eu sempre que quero comida mexicana e sempre acho caro e aí nunca como.
    tive esperança qdo li 'rodízio' mas depois me pareceu tudo um pouco impossível.

    que tristeSa!!! :)

    ResponderExcluir
  6. estranho como as pessoas nem consultam o dicionário antes de apontar os erros dos outros! reflitão

    ResponderExcluir
  7. Clayton, comment nada a ver com o post, mas vamos là, jà que vc agora é formado:

    Uns anos atràs, eu tava passando pela sala e minha avo tava lendo a Veja (hahaha). Tinha uma entrevista com um chef francês nas pàginas amarelas, e no quadrinho em destaque a frase era "burrice mesmo é misturar creme de leite com azeite". Procurei no corpo da entrevista, mas ele so falou isso mesmo e não explicou. Dà pra você me (nos) desvendar essa? porque eu fiz uma pesquisa aqui e so achei receitas que usam os dois ingredientes juntos, nada recomendando o contràrio ou condenando a pràtica...

    Keep on the good work. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. em são paulo tem guapo loco? alguém pode dizer?

    é o único restaurante mexicano que eu fui na vida e, cara, vem mta comida! é mto bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Ctba virou mania esse lance de comida tex-mex.
    Tem um lugar aqui que é bom e outro que é falcatrua.
    Mas sempre rola as mesmíssimas coisas: doritos com um monte de pastinha pra vc 'chunchar'.
    hahah

    ResponderExcluir
  10. Qual o queijo ideal pra usar em comida mexicana?

    Porque sei lá... cheddar pra mim fica meio tex-mex demais, força a barra. Mas eu não tenho a menor noção de que queijo eles realmente usam.

    E gente, muçarela e fim. Não importa se é feio, a língua não é feita pra ser gatinha. o.O
    Tá aí a fronha pra comprovar.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei muito do seu blog, estava pesquisando um restaurante mexicano no ABC, ainda bem que o li... nem vou... rsrsrs... fica a dica: O Yucatán, na Juscelino, é muito bom, mas tem que chegar cedo, até umas 20hs, depois disso a espera é enorme. Tinha um, na V. Olímpia, chamado Pueblo, mas outro dia passei e tava reformando, foi o melhor chilli que já comi na vida!!! E também tinha banda tocando. Tomara que volte! Abraços! Mabel.

    ResponderExcluir