Pesquisar este blog

3 de abr de 2010

Receita de Páscoa: Cupcakes de Cenoura e Chocolate

Vou tentar compensar o meu sumiço com uma receita pra Páscoa (Nota mental: postar receitas comemorativas com antecedência, Clayton. Grato.)

Enfim, vamos aos fatos que me levaram a essa receita. Fato um: Páscoa pede chocolate. Fato dois: chocolate vai bem no bolo de cenoura. Fato três: cenoura >>> coelho >>> Páscoa! Fato cinco: Cupcakes estão ficando incrivelmente populares aqui no Brasil, e são uma ótima forma de presentear as pessoas. Tudo se juntou perfeitamente na minha cabeça, e a idéia foi simplesmente óbvia. Mas antes da receita, um pouco sobre o bolo de cenoura.

Não é só no Brasil que as pessoas comem bastante bolo de cenoura. Nos Estados Unidos a sobremesa também é popular, mas um pouco diferente daqui. Lá, a massa é bem densa, leva especiarias, e é recheada e coberta com um creme feito com base no cream-cheese. Bem diferente disso tudo, o brasileiro é praticamente um pão-de-ló acrescido de cenoura e coberto de chocolate.

As coberturas pro bolo variam de acordo com quem faz. Há quem faça com uma calda semelhante ao brigadeiro e há quem faça com creme de leite e cacau em pó. A receita de cobertura que eu uso é bem simples, e eu chamo de "cobertura 6-4-2-1". 6 colheres de açúcar, 4 de chocolate em pó e 2 de margarina. Isso tudo vai ao fogo, e quando estiver tudo derretido e homogêneo, adiciona-se uma colher de leite. Deve cobrir o bolo ainda quente, pois a cobertura endurece quando fria.

Enfim, a receita de hoje:

Cupcakes de Cenoura e Chocolate

Ingredientes:
4 cenouras médias, descascadas e raladas
4 ovos
1 xícara de óleo de soja
2 xícaras de açúcar
> Bater estes ingredientes no liquidificador. Depois, juntar a:
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Levar ao forno em forminhas para cupcake.


Assar em forno médio por 30-40 minutos. Vai sair algo assim:

Então, cobrir com ganache:
350g de chocolate picado, derretido (eu usei metade meio-amargo e metade ao leite)
250ml de creme de leite homogenizado

Decorar com fatias de cenoura levemente cozidas, e se tornar o coelhinho da Páscoa mais original desse ano.
Até porque sai BEM mais em conta do que comprar ovos de páscoa. Eu fiz duas receitas e meia e gastei o equivalente a um ovo de páscoa simples, de 500g. Vamo, ainda dá tempo!

> Cada receita rende 20 cupcakes.
> Vocês podem colocar a ganache usando um bico e saco de confeitar. Coisa que este que vos fala não fez por tê-los esquecido em outro lugar
> Chips fritos de cenoura também formam uma decoração bonita. Basta fatiar as cenoura BEM fininha, deixar de molho em água e um pouco de álcool, e fritar em óleo quente. O álcool deixa os chips mais crocantes.

Feliz Páscoa!

Um comentário:

  1. Nossa. vo tentar. deu ate fominha lol. hahaha no outro dia pensei no blog, tava no subway me perguntando do q eh feito aquele molho de parmesao. tem jeito de fazer em casa? :/ gastar 8 reais td hora ta dificil lol bjs :)

    ResponderExcluir