Pesquisar este blog

23 de fev. de 2010

Bolo-de-rolo


Não. Isso não é um rocambole. É sim no mesmo formato, mas não é chamado assim pelas camadas serem muito mais finas. Este é o bolo-de-rolo, elemento-símbolo da gastronomia pernambucana. Aprendi bastante sobre ele na faculdade, inclusive - é lógico - a fazer... o que não é lá muito simples e fácil, acreditem. Mas pegando o jeito a coisa vai.

A origem do bolo-de-rolo vem da adaptação de um bolo português, similar, chamado Colchão-de-noiva, recheado com nozes. Nozes fora, goiabada cremosa dentro, e pronto. Temos um doce tradicionalíssimo brasileiro, inclusive tomado como patrimônio do estado de Pernambuco.

Maaaas... se você não é de Pérhnambuco, não se preocupe. Tá ficando mais fácil encontrar a iguaria aqui nas bandas do centro-sul. Eu sei que na Galeria dos Pães tem um grandão que você pode comprar aos pedaços, entre outros lugares. E hoje mesmo eu vi no Pão de Açúcar essa bandejinha com as fatias, e comprei na hora.

Bolo-de-rolo
Q? Já expliquei.

Quanto? R$22,90 o quilo. A bandejinha que eu comprei custou exatos R$3,18.
Onde? Pão de Açúcar

+ I-DÊN-TI-CO ao tradicional. E o fato dele vir em fatias fininhas é muito bom, pois é exatamente assim que se consome o bolo-de-rolo tradicionalmente, como se fosse uma bolacha. Two thumbs up pro Pão de Açúcar.

- Deveria estar disponível em refrigeração. Mentira, não deveria, mas bem que podia, porque fica bem mais gostosinho gelado.

Afinal, vale a pena? Muito, mas muito mesmo. É mais acessível que a maioria dos bolos-de-rolo que você encontra por aí (pelo preço e por estar disponível num supermercado presente em qualquer canto). Recomendo deixarem na geladeira uma horinha e comer. Fica de lascar o cano.

Photobucket

-
Droga. Já faz não sei quantos posts que eu dou ou 3 ou 4 ketchups de nota. Tô sentindo falta de descer a lenha em algum produto/lugar. Me ajudem?

9 comentários:

  1. Hoje mesmo salivei por um bolinho de rolo! Morei no Recife um tempo e engordei uns 3kg só por culpa dele, o maldito. Já provou o de chocolate? Nossa, é di.vi.no. Se tu for pra Hellcife um dia, PELAMORDAVACAJERSEY, come o da Emporium, vale a pena cada centavo (e são muitos). No aeroporto tem o quiosque da Casa de Frios, também é muito bom, uns 3 catchups.= ) Olha só, meu comentário renderia um post. hahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha Finco honradíssimo com o post, mas não com o sotaque imputado ao PERNAMBUCO. But that's ok! Você vai sentir meu sotaque suave quando vier aqui. Hahaha
    Ó... xô dar meu parecer sobre bolo de rolo. Os que vendem, geralmente, em supermercado, costumam ser secos. O recheio é ínfimo perto da massa do bolo. O bolo de rolo bem feito é molhadinho; o recheio, ainda que fino, é bem apurado - tem realmente gosto de goiabada. Leva levemente açúcar por fora, nada que fique muito doce ou ofusque o gosto do principal do bolo.
    No aeroporto vende um muito bom. Tem com goiabada (tradicional), chocolate... enfim! E vale muito a pena. A Nina citou o da Emporio - nunca comi, mas, dado o lugar, acredito que seja bom.
    Aqui a gentr come corriqueiramente. Às vezes com queijo coalho, às vezes com banana, às vezes comendo um pedaço de bolo e uma mordida num pão francês com manteiga. Com café também é ótimo.
    Minha mãe faz um pseudo bolo de rolo. A massa dela fica grossa e ela coloca muito recheio. É bom, mas passa longe da aparência do bolo de rolo. Hahaha Depois te mando a receita com a devida foto. Não parece gostoso mas é bom.
    Enfim! Post tá lindo, como todos os demais. ...não costumo comentar aqui porque o tal do gordo já é mal falado, né?!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Aracaju também tem bolo de rolo. Se acha em qualquer supermercado, padaria etc. Mas por incrível que pareça eu nunca comi porque não sou muito chegada à goiabada =/

    ResponderExcluir
  4. Sou tão doido nesse negócio que sou capaz de comer uns dois quilos em meia hora, facinho facinho.

    ResponderExcluir
  5. aqui no pac (pão de açúcar) em cps também vende bolo de rolo. E tem sabor doce de leite. E tem mini bolo de rolo tb. são bem bons =)

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Se deixar eu como esse bolo sem parar. Tem uma parada na serra de Tersópolis, que vende um que é uma maravilha! Ele vem em uma bandejinha, só que inteiro *-* miacabo.

    ResponderExcluir
  7. Hmm, tá com uma cara muito boa mesmo! Tá afim de falar mal de alguém? Já provou o 'prazer do momento' do Mc Donald's? O Capricho Italiano? Pra quem está procurando um jeito de falar mal de alguém/algo, é uma boa!

    ResponderExcluir
  8. Não tem nenhum Pão De Açúcar por aqui. Vou caçar em outros supermercados.

    Fiquei com vontade.

    ResponderExcluir