Pesquisar este blog

3 de dez de 2009

Chá Colonial - Marzana

Comer até explodir aqui no Sul tem nome, e se chama "Café Colonial". É um chá da tarde bem reforçado, com vários tipos de bolos, tortas, pães e salgadinhos. O forte desse tipo de serviço é no interior do estado (afinal, tudo o que é colonial vem de lá), mas aqui na capital é possível encontrar restaurantes que trabalham com isso.

É possível mas não é barato. Exatamente por isso que eu até agora não fiz uma resenha de café colonial. Mas outro dia eu parei pra tomar um suco em um lugar no centro, quando eu notei um buffet bem bonitinho e a galera se acabando de comer. Ahá! A casa servia uma espécie do tal café colonial, só que mais acessível (preço por peso, não por cabeça). Jurei pra mim mesmo que um dia eu tinha que experimentar a birosca. E hoje eu assim o fiz.

Buffet Chá Colonial
Prato à esquerda: Cheese-cake de frutas vermelhas e torta de maçã com custard (creme a base de ovos). No outro prato, sentido horário: Paltelzinho de frango, enroladinho folhado com calabresa, croquetes, torta fria (ou salpicão) de legumes (não parece outra coisa?), quiche de frango e quiche de legumes. Na xícara: chá colonial (infusão com maçã, abacaxi e especiarias), gelado.

+ Primeiro de tudo: chá à vontade! E mano... esse chá é muito bom. Bem refrescante, sabor bem aguçado... ótimo! E também o fato de ter chá gelado disponível... so não entendo como estavam tomando mais chá quente do que gelado (se bem que... o povo toma chimarrão debaixo de 35ºC, vou dizer o quê?). As quiches estavam perfeitas: cremosas e com massa macia. E os salgadinhos quentinhos e sequinhos - destaque pro croquete, com massa cremosa. As tortas... bom, do cheese-cake eu falo mais ali nos negativos, agora a torta de maçã.... mano, que que é isso??? Massa no ponto perfeito, fatias fininhas de maçã envoltas numa calda caramelada bem suave, e o creme de cima no ponto mais próximo da perfeição que eu já vi um custard chegar. Na boa, sou forçado a colocar aqui, pela segunda vez:

Photobucket
(Mas só pra torta de maçã.)

- Primeiro, a falta de copos pro chá gelado (por isso que eu tomei na xícara, não porque eu sou retardado) e de facas de mesa. A variedade dos itens também é sofrida. Era croissant de frango, pastelzinho de frango, quiche de frango, empadão de frango, coxinha de frango... tipo, o que aconteceu com ahmm.. vejamos... o queijo? Não tinha nada de queijo ali! Nem mesmo o cheese-cake tinha queijo. A não ser que gelatina incolor + leite condensado seja considerado queijo em algum lugar desse mundo. Meu, já vi cheese-cake nada a ver, mas esse superou todos os limites da cara-de-pauzisse. Enfim, a torta fria estava praticamente morna (opa, maionese quase quente! A Vigilância Sanitária ligou e mandou um beijo!), sem contar que ela estava disponível no meio dos doces (?!), que por sua vez eram os primeiros itens dispostos no balcão. Alguém já viu algum buffet começar pela sobremesa?

Onde? Marzana Confeitaria
Rua dos Andradas, 1718
Tel.: (51) 3226-1295
Quanto? R$3,29 cada 100 gramas.
A quantidade razoável que eu peguei acabou dando por volta de R$15,00.

Afinal, vale a pena? Claro que sim. O preço não é coisa de outro mundo, e é tudo de ótima qualidade. Até o cheese-cake a torta de gelatina branca, mesmo decepcionante, estava deliciosa. Até agora, que eu saiba, é a melhor opção pra se tomar um lanche no centro de Porto Alegre.

Avaliação:
Photobucket

8 comentários:

  1. Hummmm... sofri com esse post, hein!

    ResponderExcluir
  2. Amando demais teus posts by PoA, aqui no sul é bem assim: tudo é em grande quantidade, siliga nas festas do interior, quando começa as safras( milho, soja, arroz...), fica acessível viajar, e nossa, as feiras oferecem opções gastronômicas deliciosas!


    Até!

    ResponderExcluir
  3. Sofri também. Fiquei com muita vontade ...

    ResponderExcluir
  4. É costume de alguns paises da europa comer doce junto com o salgado, por exemplo, cuca com salame. Come-se também, torta salgada com a torta doce. Pode ser estranho, mas gosto é gosto.

    ResponderExcluir
  5. vc tem alguma receita desse cheese cake de frutas vermelhas??

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Rio tinha um chá da tarde muuuuito bom quando abriram uma filial da famosa COnfeitaria Colombo no Barra Shopping, mas fechou já, a muito tempo. A cara de pau aqui nunca foi na Confeitaria COlombo original no centro pro chá, só belisquei.

    Te mais!

    ResponderExcluir
  7. cara, que saudades do enroladinho de massa folhada com calabresa, dos tempos que eu morava numa cidade aí do sul... aqui em salvador nunca encontrei :~~~~

    ResponderExcluir
  8. Sou gerente do Marzana e convido vc a visitar novamente nossa loja,na época que vc esteve lá arrecem haviamos comprado,agora está tudo mudado, mais o café colonial continua e ainda melhor....Obrigado pelos elogios e as criticas..

    ResponderExcluir