Pesquisar este blog

24 de jul de 2009

Pastel com Borda

Paulistas, me digam se uma das coisas que não têm preço nessa vida não é ir à feira aos sábados de manhã e comer pastel - comprado em um trailler e feito por um chinês e sua família - e tomar caldo de cana. Não-tem-preço. Aqui no Rio Grande do Sul isso não é exatamente um costume (se bem que tomar chimarrão tá virando uma das minhas atividades favoritas - nada a ver com o assunto) mas existem pastéis ótimos por aqui. E o legal que o que eu chamo de "pastel de feira", a gauchada chama de Pastel de rodoviária... mas enfim. E da onde vem o pastel?

O pastel é quase que exclusividade brasileira. Existem sim pratos doces e salgados em outros países chamados de pastel, e também, a origem desse nosso pastel é chinesa sim, mas ele do jeito que nós comemos por aqui foi feito aqui mesmo, resultado de várias e várias adaptações de um elemento bem típico da culinária chinesa: o rolinho primavera. Exato, o rolinho primavera é o pai do pastel. Agora recuperem-se dessa notícia devastadora, e vamos ao Pastel com Borda de Porto Alegre.

Basicamente é uma pastelaria... um lugar pequeno, aconchegante, e extremamente bem decorado com inúmeros anúncios antigos de Coca-Cola. Os recheios disponíveis no cardápio são divididos em 5 tamanhos: meia-lua, petisco, rodoviária, refeição, grelhado, sendo que o rodoviária e o refeição podem ter acréscimo de borda de catupiry ou cheddar. Cardápio vasto e BEM criativo. Tá, tá, vamcumê. Um salgado e um doce. Sem caldo de cana.

Carbonara
Q? Pastel tamanho refeição, com borda de catupiry, e recheado com muçarela, molho branco, bacon e ovo cozido.
Quanto? R$7,30

+ Pra começar, a idéia genial de adaptar o ótimo molho carbonara ao recheio do pastel. Além disso, cada milímetro quadrado do pastel tem recheio. Graças a Deus aquela moda de pastel de vento está acabando. Além disso, é tudo bem saboroso, e - pasmem - o catupiry é catupiry mesmo. Só por isso restaurante merecia um, sei lá, Oscar.

- Sinto em dizer, mas a massa. Não sei se é porque eu estou acostumado com uma massa de pastel um pouco diferente, mas achei a massinha meio grossa, e poderia ser mais salgadinha. Mas não chega a ser um grande problema.



Ferrero
Q? Pastel tamanho refeição, recheado com brigadeiro e castanhas, coberto com fios de brigadeiro e nozes. Baseado no bombom Ferrero Rocher, apesar de não ter avelãs.
Quanto? R$6,80

+ Leiam a descrição e olhem as fotos. Me reservo o direito de nem precisar comentar. Mentira. Taqueopariu que coisa boa.
Nem a massa é um problema aqui, pois ela não é salgada e não contrasta com o recheio doce.
- Não cai do céu, não dá em árvore, não é distribuído de porta em porta.

















Afinal, vale a pena?
SIM, com muita força. Não é caro, o ambiente é ótimo - apesar de meio apertado - o atendimento é bom, e os produtos são saborosos e de qualidade. Recomendo loucamente.


Avaliação:
Photobucket

14 comentários:

  1. AMEUDEUS quase chorei com esse Ferrero.

    ResponderExcluir
  2. Bah quase pedi um esses dias na tele entrega. Mas eu tava sem grana, dai ferrou!

    ResponderExcluir
  3. Estou SOFRENDO por não estar no mesmo estado da onde vende pastel. SOFRENDO!

    ResponderExcluir
  4. Taquipariu, nem vou comentar, só sei que preciso morar no RS hahuauhauhauh

    Aqui em SP nao tem nada nem parecido com isso mimi :(((((((((

    ResponderExcluir
  5. na primeira vez que comi, pedi um pastel salgado (vegetariano, acho) tamanho refeição. o formato faz jus ao nome, me surpreendi ao ver um pastel tão grande :)

    esse Ferrero, acho que é novo... tem o de negrinho - ou brigadeiro - que também é uma delícia. mas preciso provar o Ferrero! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Bah! Faz tempo que não vou ao Pastel com Borda. Tanto é que esse pastel Ferrero é novo, não tinha no cardápio. Bom mesmo é o antepasto que tem (ou tinha??) nas mesas. Meu noivo adora o pastel mexicano que alé de carne moída e pimenta tem feijão também!!!

    =)

    ResponderExcluir
  7. aspecto negativo: não tem no rio de janeiro.

    nem sou fã de pastel, mas deu uma vontade agora que só eu sei...

    ResponderExcluir
  8. Vou lá é HOJE!!!! Baixei o cardápio deles pelo site e MORRI com tanta variedade...

    ResponderExcluir
  9. minhanossa, que vou ter que voltar a porto alegre só pra comer esse pastel doce.

    ResponderExcluir
  10. Bateu até tristeza por estar em São Paulo a uma hora dessas.
    AMO pastel.

    ResponderExcluir
  11. E por que não ganhou 5? :((( Tava com uma cara de 5...

    ResponderExcluir
  12. Esse pastel é MUITO vida, eu morava em São Paulo, e confesso que foi o pastel que eu mais gostei dos que ue comi, é MUITO bom, sem contar que as taças de sundae deles são orgasmos gelados também, se não matasse de colesterol eu comia lá todo dia risos

    ResponderExcluir
  13. Estou SOFRENDO por não estar no mesmo estado da onde vende pastel. SOFRENDO! [2]

    ResponderExcluir
  14. Adorei a idéia do pastel c/ borda.

    Adotei a sua idéia aki em sampa. Serei o premeiro fazer pastel com borda aki em sampa.

    ResponderExcluir