Pesquisar este blog

23 de jul de 2015

Receita: Sopa Porco Atolado

Ontem eu me dei conta que era aniversário de 7 anos do primeiro post do blog. Como nunca foi dito que o blog acabou (e nem vai acabar), achei que seria legal comemorar postando uma receita que eu prometo dar pros meus amigos desde sempre.

Mas é claro que a receita vem com uma história, e uma história bastante emocional pra mim:
Às vezes, em dias de bastante frio (tipo esta delícia de agora) minha mãe fazia uma sopa com mandioca, mandioquinha, bacon e calabresa. Dizia ela que a vontade era fazer uma vaca atolada, mas ela não tinha todo o tempo que uma costela bovina precisaria para cozinhar propriamente. Então, a linguiça já defumada e o bacon pareceram boas ideias. Minha mãe, a trabalhadora que era, queria fazer algo rápido e fácil, e desenvolveu esta sopa.

Por sorte o filho dela, adolescente e aspirante a cozinheiro, prestava atenção em como ela fazia. Hoje ele pode fazer e compartilhar a receita que nunca teve um registro escrito.

PORCO ATOLADO


É bem fácil e rápido (o tempo de cozimento não dá nem meia hora), principalmente se você tiver a mandioca já descascada.

Ingredientes:
500 g de mandioca/aipim, 250g de mandioquinha / batata baroa, 1/2 cebola, 100g de bacon, 1 linguiça calabresa ou portuguesa, cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto.
(A mandioca e a mandioquinha devem ser cortadas. Lembre-se que a mandioca tem um cordão no centro e você tem que retirá-lo. Cebola picada, e linguiça fatiada)

Primeiro de tudo, antes até de separar e preparar os ingredientes: colocar 1 litro e meio de água para ferver.

1. Em uma panela de pressão, fritar o bacon. 2. Juntar a cebola ao bacon e dourar

3. Adicionar a água fervente. 4. Adicionar as raízes (mandioca e mandioquinha). 
Importante: a água TEM QUE cobrir as raízes. Se isso não acontecer, adicionar mais água.
5. Adicionar a cebolinha e tampar a panela de pressão. 
6. Deixar cozinhar na pressão por 15 minutos.

7. Tirar a panela do fogo (depois de perder toda a pressão, PELO AMOR DE MADONNA) e adicionar as fatias de linguiça. Voltar ao fogo baixo, com a panela aberta, por mais 10 minutos. 
8. Adicionar o sal e a pimenta do reino.

Servir quando o caldo estiver engrossado.

-

Dicas:
> Linguiça toscana no lugar da calabresa deve ficar excelente! Eu sempre faço com a calabresa por motivos de: comfort food. 
> Eu coloquei a pimenta do reino, mas dedo de moça (ou habanero, ou outras mais picantes) com certeza combinam muito com a sopa. Se não quiser colocar pimenta nenhuma é simples: nunca mais fale comigo.

Façam, compartilhem, comentem, tuítem, e honrem este legado que minha mãe deixou. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário