Pesquisar este blog

8 de jan. de 2015

Receita: Aveia Noturna (Overnight Oats)

Levante a mão se você conhece essas pessoas: elas querem ser saudáveis, elas querem "treinar", elas querem um café da manhã nutritivo, elas querem algo rápido e prático pra comer de manhã, elas NÃO querem acordar mais cedo e fazer comida, elas querem comer na rua enquanto correm pro trabalho/escola/academia, elas NÃO querem desacelerar esse ritmo doente de vida. Mas elas querem ser saudáveis.

Graças a essa lógica bastante coerente, alguém descobriu que se você deixar a aveia no leite por algumas horas, TCHANAM: você terá um mingau de aveia. Sem fogo, sem sujar panela, sem desperdiçar preciosos 5 minutos da sua manhã. O nome que deram em inglês foi "overnight oats", e, depois de ver tanto uso desnecessário da língua inglesa entre brasileiros, eu resolvi que nós vamos chamá-la de Aveia Noturna.
 


Eu li muitas receitas, testei algumas, cheguei à minha versão definitiva e quis compartilhá-la aqui (aliás, podem esperar por MUITAS receitas daqui em diante!)

1/3 de xícara de aveia em flocos, 1/2 xícara de leite (integral, semi desnatado ou desnatado), 2 colheres de semente de linhaça, 1/2 colher de canela em pó, 2 colheres de mel, 1/2 banana nanica (ou uma banana inteira das menores, como a ouro).


 
 Juntar os ingredientes secos (aveia, linhaça e canela)


  
 
 Juntar a banana em rodelas, o mel, o leite, e misturar bem. Cobrir o recipiente com filme plástico e levar à geladeira até a manhã seguinte (eu imagino que você esteja fazendo isto à noite... certo?!)


Depois de pelo menos 3 horas haverá uma mistura cremosa (note a diferença entre a foto acima e a foto abaixo).
A aveia está pronta para comer!

-

> O legal da aveia noturna é que você pode variar, e muito, nas combinações. Desde que a mistura básica seja aveia + líquido (leite, bebida à base de soja, bebida à base de amêndoa, ou qualquer outro substituto pro leite). 
> Além do que está na receita, você pode colocar meia xícara de iogurte grego (diminuindo a quantidade do leite: de meia xícara pra um terço de xícara) ou duas colheres de cacau em pó ou achocolatado (no último caso não use mel... ou nada pra adoçar, você está louco?!)
> Você pode usar o que preferir para adoçar: açúcar, mel, melado de cana, calda de bordo (maple) ou veneno para humanos em forma de pó ou gotas (que os ingênuos chamam de "adoçante"). Se você é diabético, e não é ingênuo, manda ver no stevia.
> Eu usei banana, mas você pode usar outras frutas: morango e maçã são boas ideias (principalmente a maçã, que combina bem com a canela). Suco de meio limão (e algumas raspas) fica fantástico se você usar iogurte.
> Canela vai bem aqui por ser um ótimo agente na glicemia de manhã. Outras especiarias são bem vindas... aliás, noz moscada com cacau deve ser uma coisa, hein?!
> Sementes: linhaça, chia, semente de girassol, ou qualquer outra. A próxima que eu vou fazer será com gergelim.
> Três sílabas: ge-lei-a. S2

E pronto. Eis um excelente café da manhã: fácil, gostoso e saudável. A maioria das receitas que eu vi (e que você vai ver se procurar) são quase que exclusivamente sem gordura, sem adição de açúcar, e veganas. Caso você PRECISE que a sua seja assim, vá em frente e boa sorte. Mas a aveia não precisa ser sempre deste jeito - desde que não haja exagero no açúcar e na gordura (afinal, você está comendo aveia por quê?!)

-

O próximo post será uma receita para fazer uma vez e guardar pra semana toda. Qual?

Cozido irlandês com Guinness 
ou 
Almôndegas suecas com carne de porco?
(só eu que estou sentindo um tema norte-europeu aqui?)

Vote! Pelo Twitter ou Facebook do blog.

Um comentário:

  1. Vou tentar fazer. Estou em processo de reeducaçao alimentar por causa de diabetes e gordura no fígado e já estou de saco cheio de inhame / macaxeira / batata doce com ovo no café da manhã. Sua Aveia Noturna pode ser uma mão na roda!

    ResponderExcluir