Pesquisar este blog

1 de mar. de 2010

Caso Alpino Fast

Quem tem acompanhado o blog Coma com os olhos deve saber do caso a respeito de suposta enganação por parte da Nestlé na nova bebida láctea Alpino Fast. Post sobre isso aqui e resposta da Nestlé aqui. Mas aqui vai um resumo:

A bebida leva no rótulo a seguinte afirmação: Este produto não contém chocolate Alpino. A galera obviamente ficou puta, se sentindo enganada, porque afinal de contas um produto da marca Alpino não tem.... Alpino. Isso além de não ter SABOR do chocolate em questão, segundo quem experimentou.
Eu entendo bem o porquê dessa revolta, mas também acho que o pessoal precisa entender algumas coisas.

Primeiro: rotulagem. Existem regras sobre quais nomes de ingredientes podem ser usados em relação à porcentagem de certos ingredientes. Por exemplo, a definição de chocolate, segundo a Anvisa, é:

- Produto preparado com cacau obtido por processo tecnológico adequado e açúcar, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas.

Em outras palavras, no rótulo, você só vai encontrar a palavra chocolate quando o produto levar chocolate em barra. É a legislação. E, como alguns de vocês devem imaginar, leite achocolatado não é feito com chocolate em barra (sim, chocolate quente pode sim ser feito com chocolate em barra, mas bebida fria não.). Então, a Nestlé espertona lança o produto com a marca do famoso chocolate tipo suíço e, por questões legais, deixa claro que o produto não tem o chocolate Alpino em barra, sem precisar usar as palavras "em barra", já que esta já é a definição de chocolate.

Isso seria perdoável uma vez que o produto não tivesse Alpino porém tivesse o sabor semelhante ao do chocolate, porém o que estão dizendo é que NÃO tem o sabor do chocolate Alpino. Então neste, e somente neste aspecto, eu concordo que deve ser uma enganação tremenda. Mas antes de afirmar mesmo a minha opinião, eu preciso provar o produto e dar meu veredito final aqui no blog.

Espero ter ajudado pelo menos um pouco nessa discussão. That's it!

2 comentários:

  1. Ah, mas que malandros!
    Vou lançar um sorvete da vodka Absolute e dizer "Não contém álcool".

    ResponderExcluir
  2. vi uma criatura na americanas comprando esse troço dizendo q ia fazer um bolo e jogar a bebida por cima. deve ter achado q era chocolate mesmo.

    ResponderExcluir