Na verdade, o que me faz sair de casa a qualquer hora pra ir lá é a FOCACCIA. Que você simplesmente não acha igual em nenhum lugar em São Paulo.
A focaccia é feita com uma massa beeeeem fininha, crocante, deliciosa. Essa da foto é a "Da casa", feita com queijo stracchino, típico da região da Lombardia, na Itália, e que está presente em outros pratos do restaurante.
Não tem outra palavra a não ser "perfeita". Mas a minha focaccia preferida nem é essa, mas a de stracchino, figo e prosciutto (o cru), pra mim uma obra-prima do chef Carlos Bertolazzi. Em italiano, o adjetivo que definiria o sabor é: squisito. Peculiar e delicioso.
Depois da focaccia, nós da mesa pedimos os PRATOS PRINCIPAIS
1) Lasagna, que vem "desmontada", muito mais gostosa de comer, com um molho que leva funghi mas tomate e especiarias também. A porção tem o tamanho exato, não é aquele exagero mas também não é pouca coisa. Quer a receita? Clique aqui que o próprio Bertolazzi te ensina a fazer.
2) Canaglia, nome bem apropriado pra um sanduíche bem "cafajeste", no sentido mais roots: aquele "macho" que consegue comer, feliz, um sanduba feito de bife à milanesa, presunto cru, alface, tomate, ovo e cebola fritos. Delicioso e IMENSO.
3) Filé alla milanese. Um dos meus pratos favoritos no mundo todo, agora na versão do Zena. Experimentei hoje. A saladinha é uma delícia, perfumada com balsâmico. O bife, em si, é alto - não é batiiiiiido como se encontra mais comumente nos outros restaurantes -, o que faz com que a carne fique meio mal-passada. Eu adorei, é suculento, gostosudo, enche a boca (sei que soou erótico). E supercrocante.
HORA DA SOBREMESA
A maioria da mesa pediu Focaccia de Nutella. Conheço muita gente que vai até o Zena só pra comer isso, que é uma orgia de chocolate, haha. Não é o que eu mais amo no mundo - muito doce pra mim - mas sei que a imensa maioria das pessoas que vão ao Zena pede essa sobremesa. Experimentei hoje, é, sem dúvida, o que se espera dessa focaccia, o negócio grita NU-TEL-LA. Então tá bom, né? Me deixa que eu vou comer a minha sobremesa mais singela, haha
Eu pedi Panna Cotta, que é, junto com o cheesecake, o doce que eu mais gosto de comer. Se tivesse que escolher uma sobremesa pra comer pra sempre, acho que seria mesmo essa.
Mas é complicado conseguir acertar o ponto da Panna Cotta - muita gente bota gelatina de mais (e fica duuuuuuuuuuro, o doce) ou de menos (e fica molengo, meio nojento). O segredo, ensina Bertolazzi, é a marca do creme de leite fresco, a quantidade de gordura do leite... e a quantidade de gelatina.
Voilà. Saímos todos super-satisfeitos, felizes mesmo. Porque se tem um lugar perfeito pra se almoçar num domingo chuvoso, este lugar é o Zena.
Vai lá!
Zena Caffè - Rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins, SP, tel. 11 3081-2158