Pesquisar este blog

30 de mar. de 2013

Receita: Ovo de Páscoa de colher



Tá aí uma ideia bacana pra Páscoa (que é só amanhã, então você ainda pode fazer). Eu me inspirei no fato de que muitas marcas de chocolate (ou nem tanto, como a Starbucks) estão vendendo ovos pra comer "de colher", ou seja: além da casca de chocolate, um recheio cremoso. Eu sabia que a experiência de trabalhar com chocolate é traumatizante, mas eu não queria nada além de cascas de chocolate pra encher com algo que eu adoro fazer, e, me desculpem, faço magistralmente: BRIGADEIRO. Como eu tinha quatro forminhas, resolvi fazer dois tipos diferentes: brigadeiro comum e bicho-de-pé, sabor morango. Mãos à obra?

Ovo de Páscoa de colher sabor Brigadeiro


Casca:
300g de chocolate em barra meio amargo
Formas para ovo de Páscoa (eu usei uma pequena, para ovos de 100g)

Derreter o chocolate em banho maria, aplicar alguma técnica de temperagem ao chocolate derretido (que vai deixá-lo na temperatura correta para ir às formas. Você pode despejá-lo sobre uma superfície fria e mexer com uma espátula, ou então deixar pedaços pequenos de chocolate em barra e adicioná-los, pouco a pouco ao derretido. De toda forma, o chocolate deve ser temperado até que, aos seus lábios, ele pareça frio.), e então, espalhá-lo em uma forma de ovo, formando uma camada fina. Levar à geladeira, preencher a forma mais uma vez, para que a casca fique numa espessura ideal e a maior parte do chocolate não vá para o fundo.
Desenformar pode ser meio chato. Mas você deve ter calma e cuidado. E eu quis fazer cascas meio rústicas, irregulares nas bordas. Se você quiser fazer mais bonitinho, será mais difícil.

Reservar.

Brigadeiro/Bicho-de-pé:
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga. Ouviu bem? MAN-TEI-GA. Diferente de "margarina"
3 colheres de chocolate em pó (para o brigadeiro) ou 3 colheres de mistura para bebida láctea de morango (para o bicho-de-pé).
Duas colheres de creme de leite.

Levar tudo (menos o creme de leite), em uma panela grossa, ao FOGO BAIXO e mexer sem parar até que se desprenda do fundo da panela. Muito cuidado pra não formar pelotas ou torrões. Principalmente porque no brigadeiro eles podem passar despercebidos, mas no bicho-de-pé, que tem cor mais clara, eles estragam bastante o visual.
Depois de frio, juntar o creme de leite.

Preencher as cascas de chocolate com o creme, e decorar. Eu usei chocolate (porque sobrou chocolate meio-amargo derretido, e eu tinha ganhado uma barra de chocolate branco *rolling eyes*), mas pode-se usar outras coisas, como confeitos ou raspas de chocolate, castanhas picadas, etc. Eu só não sou muito fã do chocolate granulado, porque além dele não ser nada além de açúcar, não acho que ele dá um visual bacana.


Obviamente você pode rechear o seu ovo com outros cremes, ou até outros primos distantes do brigadeiro (não vem com essa de chamar de brigadeiro disso e brigadeiro daquilo. Brigadeiro é um só). Aí vão algumas ideias:

- Cacau em pó em vez de chocolate. Ele fica mais amargo e dá aquela cara de chocolate amargo ~gourmet~ com uma porcentagem alta de cacau que os fabricantes inventam pra você achar que eles são legais.
- Creme de leite condensado: fazer o brigadeiro sem o chocolate em pó. Neste caso, adicionar uma gema.
- Creme de caipirinha: esse foi um amigo meu que me deu a ideia. Você faz o brigadeiro sem o chocolate, mas com 50ml de cachaça, e depois adiciona raspas de limão. E manda um abração pros meus amigos que estão no AA.
- Mousses: de chocolate, chocolate branco, maracujá, limão, e etc.
- Sorvete. Qualquer um que combine com chocolate (o que exclui completamente os frozen yogurts da vida). Só não me esquece de manter no freezer até servir.

Fez? Curtiu? Amou? Odiou? Tem ideias melhores? Comenta!

... e Feliz Páscoa!

(Que saudade de escrever receitas aqui! /o/)

28 de mar. de 2013

Café da manhã no Bob's

Primeiro de tudo:  Voltei! Inclusive, eis uma sugestão do que ouvir enquanto lê esse post:



E mais, este é o post número 200! EEEEEEE!!! *O*

Além disso, você bem que podia curtir a nossa página no Facebook né? Também agora você pode comentar nos posts através da sua conta do Facebook! Sem contar que qualquer pergunta pode ser enviada pelo Ask.fm do blog.

Agora vamos falar de coisa boa?

Gente, a iogurteira Top Therm... (alôca)


Vocês sabiam que o Bob's agora tem um menu de café da manhã? Nem eu. Fiquei sabendo ontem quando, depois de uma aula na Avenida Paulista, eu estava pensando em onde eu poderia comer. Eu estava até considerando ir de novo à Galeria dos Pães quando eu passei pelo Bob's e vi propaganda de um menu de café da manhã. Me animei não só com a possibilidade de mais uma resenha descendo a lenha na rede de fast-food (já que toda vez que eu comi lá eu saí amargamente arrependido), como também com a possibilidade de finalmente eles venderem algo que presta além dos milkshakes.

Das opções que eles oferecem pro menu (pão de queijo, misto quente, sanduíche de queijo com banana... sim, queijo com banana.), a que mais me interessou foi um sanduíche chamado Matinal.

Matinal

O que é? Pão tipo biscuit, presunto, queijo, omelete e bacon. Pois é, lembra bastante o café da manhã do McDonald's.

Um ponto alto é que é um sanduíche grandinho. Uma boa opção pra quem come bastante de manhã (que é o meu caso, como vocês bem sabem). O bacon é ok, o presunto estava frio, o pão estava frio e murcho (mas quentinho ele deve ser gostoso), o
omelete também estava frio, e o queijo do Bob's é sem graça. Agora, a surpresa: o negócio veio frio, MAS... demorou pra ser servido! Ta-da! Expliquem essa, ateus.
Ah, sim. O combo vem com suco médio, da Del Valle. Eu escolhi o de limão e tive que tomar meio litro de Tang. Foi puxado.

Quanto? R$8,50 (sanduíche + "suco")





Vale dizer que o menu de café da manhã está presente somente em algumas lojas Bob's (não sei quais, já que nem no site deles tem informação sobre). Eu comi esse na loja da Consolação, que fica no número 1904 da Avenida Paulista. Vale também dizer que se continuar nessa qualidade, o menu de café da manhã estará presente por tempo limitadíssimo. That's it.

(ADOREI voltar logo de cara com uma resenha ruim? Que venham muitas!)